/ transformacao digital

Sua empresa está pronta para a transformação digital?

A transformação digital não é só mais uma palavra da moda. O termo, que começou a ser usado recentemente, vai além da presença de uma organização em páginas de redes sociais, sites ou até mesmo armazenamento de arquivos na nuvem.

Na verdade, essa transformação está relacionada aos processos em que uma organização faz uso da tecnologia para melhorar o desempenho, agilizar a cadeia produtiva e melhorar os resultados.

O uso da tecnologia tomou grandes proporções no cotidiano das pessoas e principalmente quando se fala de internet. É notável que muitas empresas estão investindo nas redes sociais não só para melhorar a reputação e relacionamento com seus públicos, mas também para otimizar tempo e aumentar a produtividade de seus processos e colaboradores.

Aqui na Keep.i utilizamos algumas ferramentas para auxiliar e acelerar esses processos. Confira aqui 10 ferramentas que vão ajudar você e sua equipe.

Antes de pensar na transformação digital do seu negócio, é necessário resolver algumas questões:

Upgrade digital ou transformação digital?

Empresas que realizam pequenos avanços informáticos para ajudar de maneira indireta na evolução do negócio e usam tecnologias para completar ou melhorar plataformas já existentes, são consideradas empresas que realizam upgrade digital.

É considerado transformação digital quando a empresa passa a utilizar a tecnologia como parte essencial da estratégia do negócio e realiza processos não só de digitalização das coisas, mas também de ganho de produtividade do serviço.

Em que o novo público está pensando?

É importante identificar quais são as prioridades, visão, realidade e mudança de conceitos do público. Com a tecnologia, o público tende a ser mais exigente, e é trabalho dos líderes manter modelos de negócios atualizados.

Não basta alterar a forma de atuação com base no passado, para conquistar novas metas, objetivos, e obter sucesso nas mudanças, os líderes precisam ter abertura para estudar e refletir sobre o que está sendo falado e discutido, de forma que o esforço seja suficiente para entender as novas prioridades, desenvolvendo uma novo modelo de pensar e agir, para atingir padrões eficientes.

O que significa compartilhar uma criação de valor com o cliente?

Juntar o seu negócio com uma empresa secundária de projetos inovadores é criar uma relação de interdependência produtiva que pode gerar ótimos resultados.

Um exemplo de criação de valor compartilhada é a AirBnN. A empresa cria uma relação de prestação de serviços mútua com proprietários de casas e apartamentos, assim reduz custos no que diz respeito a locação e compra de propriedade, ao mesmo tempo que gera lucros com despesas mínimas para o proprietário do local, tornando o resultado dessa conta muito satisfatório para o público que paga pelo serviço.

Você protegeu sua equipe da era digital?

Se você pensou em reformular apenas a equipe de marketing ou a área de TI, você está enganado. Para realizar a transformação digital é necessário ter não só uma equipe mas uma empresa preparada.

Com isso, será necessário realizar treinamento com colaboradores para educar a nova cultura da empresa, apresentar e capacitar todos em relação ao novo modelo e preparar ou criar uma equipe para todas as funções que a nova tecnologia requer.

Outra alternativa, seria substituir funcionários atuais por novos.

É normal que antigos colaboradores sejam resistentes a mudanças após anos de trabalho. Na maioria dos casos, quando a empresa parte para a transformação digital, metade da equipe é substituída, porque funcionários atuais estão dedicados a realizar o upgrade, mas não a inovar junto com a empresa.

Como medir o valor criado?

Aqui, medir resultados e basear-se em KPIs não significa que já está um passo à frente para transformação digital, pois quando realizada, a reforma afeta diretamente a receita, lucratividade, valor do investimento e novas formas de mensurar isso, como por exemplo, engajamento, compartilhamento e cocriação de redes.

Você está pronto para mudar seu negócio?

É muito difícil desapegar do passado. Muitas vezes o novo modelo definido pela empresa acaba sobressaindo e sendo mais aceito do que o modelo de origem.

Pois é, não é fácil encarar a transformação digital, mas vale a pena. Como líder você já deve conhecer conceitos básicos de mudança, mas a transformação digital exige uma reforma não só de uma área, mas também do líder, gestão, das equipes e da empresa em si.

Confie! Todo esse empenho traz grandes benefícios, como a oportunidade de investir nos modelos de negócios mais lucrativos e valiosos do mercado.

Agora que você tem uma base sobre o assunto, já pode iniciar o processo em sua empresa. Lembrando que o primeiro grande passo é reformar e não só melhorar o que já existe, empresas que se preocupam em pequenas inovações pararam no tempo, e aquelas que criam e encontram equilíbrio entre o antigo e o novo garantem sucesso e melhores resultados.

Imagem por Ross Findon

Sua empresa está pronta para a transformação digital?
Share this

Assine nossa newsletter