/ Transparência de Dados

Netflix Lança Documentário Sobre Escândalo Cambridge Analytica

"Quem já viu uma propaganda que te convenceu que o seu microfone está ouvindo suas conversas? Todas as suas interações, as transações do cartão, pesquisas da web, localizações, curtidas, tudo isso é coletado em tempo real numa indústria trilionária."

Assim se inicia o trailer do mais novo documentário da Netflix, The Great Hack, em português “Privacidade Hackeada”, que fala sobre o escândalo da Cambridge Analitica e seu impacto na vida de milhões de pessoas ao vender dados de diversos usuários.

O documentário foca em quatro pessoas que tiveram um impacto considerável no escândalo, quais eram as estratégias da empresa e quais são as questões morais das ações executadas.

Vemos hoje diversas implicações de mudança de comportamento que se iniciaram a partir deste escândalo. Podemos dizer que a foi dado inicio a uma mudança de comportamento marcante e um certo receio dos usuários do mundo inteiro em relação ao compartilhamento dos dados.

Exemplos de precauções governamentais não faltam, com um destaque para a Lei de Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrará em vigor em 2020 e tem o objetivo de proteger a privacidade online de usuários e determinar como as empresas portadoras desses dados devem agir.

"A razão por que a Google e o Facebook são as empresas mais poderosas do mundo se deve aos dados terem superado o valor do petróleo. É o bem mais valioso da terra."

É comum que as pessoas aceitem diversos Termos de Uso sem ler e não se deem conta da quantidade de dados sobre elas que deixam disponíveis em redes sociais, por exemplo. Por conta disso, acaba-se por menosprezar o valor dos dados e parecer até conspiratória que uma empresa imensa esteja analisando seu comportamento e tenha a possibilidade de decidir o futuro de uma eleição presidencial, como é abordado no documentário, em relação a eleição do presidente Trump.

Assim, torna-se necessária a reformulação de diversas plataformas online utilizadas mundialmente, como o próprio facebook. Isso, junto com a necessidade de conscientização dos utilizadores é o desafio dos serviços online atuais.

Assista ao trailer do documentário:

Netflix Lança Documentário Sobre Escândalo Cambridge Analytica
Share this

Assine nossa newsletter