/ data driven

5 passos para transformar a jornada do cliente através da análise de dados

Na era do marketing orientado por dados, os profissionais não podem mais se dar ao luxo de seguirem o instinto. Afinal, sem a sensibilidade analítica, fica muito mais difícil extrair informações realmente relevantes sobre as experiências proporcionadas pela marca que estão presentes em todos os passos da jornada do cliente.

Os melhores profissionais de marketing são ágeis em sua abordagem e fazem o melhor uso das análises para direcionar os KPIs de seus negócios. Os que ainda possuem gaps na análise de dados estão buscando desenvolver este olhar analítico para serem mais eficazes em seus projetos. Por isso, o maior número de plataformas para equipes sem esta experiência tem sido fundamental para capacitar tais profissionais a extraírem informações poderosas de seus dados.

Confira agora 5 práticas importantes para integrar dados e análises relevantes em sua estratégia de marketing:

Fique atento aos seus dados

Os profissionais modernos afirmam que os dados são o elemento central de suas campanhas de marketing, mas a ausência de um depósito que centralize-os abre uma grande lacuna entre o conhecimento real e a execução eficaz de campanhas. Com tantos dados à sua disposição somados a uma infinidade de interações de seus consumidores, estes profissionais não conseguem examinar e selecionar as informações que são de fato relevantes para os seus negócios e projetos.

O excesso de informações não estruturadas é o maior obstáculo para que eles cheguem a um ponto de decisão. A base de uma análise sólida orientada a insights relevantes apoia-se em dados de alta qualidade e em uma visão completa da jornada do cliente. Por isso, a sua análise depende sempre dos dados que ela alimenta.

Use dashboards personalizados para extrair dados realmente relevantes

A maioria das ferramentas de análise do mercado oferecem relatórios pós-evento. Mas hoje, os clientes exigem relevância em tempo real. Com as ferramentas corretas, os profissionais podem acessar relatórios altamente personalizáveis ​​e, em tempo real, com base nas métricas de marketing que realmente importam para os seus negócios.

Em vez de extrair uma variedade desnecessária de dados, estes profissionais agora podem criar dashboards específicos que identificam insights que antes não eram visíveis em meio a tantas informações. Seguir as métricas certas é a chave para o sucesso das suas campanhas.

Defina um objetivo para o seu dashboard

Não deposite informações irrelevantes e não acionáveis sobre a jornada do cliente em seu dashboard. O acompanhamento de muitos dados só complicará a sua análise.

Defina as informações que mais interessam à sua empresa para que você possa medir os resultados reais em vez de ficar preso na análise.

Escolha a visualização correta para o seu dashboard

A projeção dos insights no dashboard é tão valiosa quanto os dados em si. A escolha da visualização dos dados no painel é um passo crucial para a extração de insights significativos. É difícil interpretar enormes volumes de dados, mas quando eles são bem apresentados e organizados na tela, fica muito mais fácil absorvê-los rapidamente.

É tanto arte, como ciência. Você não precisa ser um cientista de dados para analisar seus gráficos e obter informações relevantes. O segredo está em escolher o tipo certo de gráfico para cada análise.

Então, ao escolher uma plataforma de análise, deixe de lado a que ofereça visualizações extravagantes ou painéis com gráficos padronizados. Opte por uma que lhe dê a liberdade de escolher visualizações personalizáveis e mais efetivas para elaborar uma narrativa convincente para a apresentação dos seus dados.

Escolha ferramentas que mensurem dados avançados e apresentem predições

Nesta era de marketing em tempo real e preditivo, há uma mudança de paradigma, desde a análise descritiva até a análise prescritiva. As plataformas analíticas modernas incorporam a inteligência artificial para prever e prescrever.

Por exemplo, além de exibir o desempenho da campanha, sua plataforma de análise pode prever e sugerir quais segmentos de clientes são os mais lucrativos e que tipo de promoção personalizada funcionará para um cliente ou segmento. A combinação de análises e inteligência artificial pode ajudar os profissionais de marketing a fazer previsões precisas para aumentar o ROI de suas campanhas.

O acesso aos dados não é uma solução por si só; saber como analisar esses dados para inteligência comercial acionável é a chave para a tomada de decisões rápidas e precisas.

Com tantos dados milhares de possibilidades se abrem. Saber analisar as suas campanhas é a melhor maneira de extrair insights valiosos para otimizá-las em tempo real, portanto, seja consistente e mantenha-se presente nesse processo.

5 passos para transformar a jornada do cliente através da análise de dados
Share this

Assine nossa newsletter