/ Gestão de Alta Performance

5 motivos para implementar Business Intelligence na sua Agência

Nos últimos anos muitos negócios foram impactados com a forte chegada do digital, em especial o negócio “agência de publicidade”, que se apresentou por anos como o principal hub de inovação para empresas que queriam ter uma melhor visibilidade e posicionamento no mercado.

O fato é que, apesar da liberdade para criar e inovar, as agências foram pegas de surpresa, demorando, e até se recusando a entender seu papel no processo de transformação digital e às novas possibilidades que se abriam a partir desse novo cenário.

De volta ao jogo, agora tentam compreender as necessidades do novo papel que o marketing ocupa nas organizações e com isso, retomar o protagonismo que sempre lhe foi merecidamente concedido.

Com a digitalização do departamento de marketing e com novas metodologias e formatos surgindo todos os dias, os dados viraram uma premissa necessária para que o processo mantenha-se ágil em obter inteligência sobre o comportamento do consumidor, afinal, velocidade é competitividade nesse novo escopo.

Neste cenário, o BI é quem ganha espaço, e com ele, milhares de profissionais desta área cada vez mais requisitada.

Separei 5 dos principais benefícios que sua agência pode ter ao implementar o Business Intelligence nos seus processos.

1. Melhorar a produtividade da equipe

Um dos motivos mais fundamentais para implementar o BI em sua empresa é que os dados gerados sobre clientes muitas vezes não são bem aproveitados, principalmente por falta de armazenamento e análise.

É como se fosse algo muito valioso jogado no lixo por falta de ferramenta correta.

Se bem utilizadas, essas ferramentas facilitam o tratamento dos dados e a transformação deles em inteligência. E toda essa informação sobre clientes poderá (e deverá) ser usada para prever comportamentos.

Não precisa nem dizer que isso é essencial para a agência que quer aumentar seu faturamento, certo?

2. Alinhamento de Objetivos

Quando falamos de Business Intelligence, o mais importante é começar de dentro pra fora, e isso significa que é essencial que comece a utilizar toda essa inteligência para sua operação, criando metas e objetivos atreladas ao desempenho dos seus colaboradores.

Um dos principais problemas das agências hoje é a falta de alinhamento entre colaboradores e liderança, gerando um alto turn-over para a indústria e uma dificuldade enorme de se reter talentos. Se importe com isso e terá uma gestão muito mais sustentável.

3. Alta Performance Operacional

O marketing hoje é cobrado por resultado, e levando em consideração que os dados que comprovam esse resultado são oriundos de uma série de ações que a agência trafega, cabe a agência diminuir essa fricção.

Com o B.I. esse processo fica fluido e traz enormes benefícios operacionais, levando mais insights para os especialistas e mais pró-atividade estratégia no seu atendimento.

4. Diminuição de custos

Ter um profissional ou uma área de B.I. na sua agência pode revolucionar todos os departamentos dela, o principal é compreender como ter mais eficiência financeira.

Muitas agências não dão importância para esta tarefa e focam muito mais na otimização da verba dos seus clientes, gerando mais performance na sua entrega. Não que esteja errado, mas se você não começar pelo seu negócio, dificilmente implementará uma cultura orientada a dados nos demais departamentos da sua agência.

5. Velocidade na tomada de decisões

As agências ainda buscam quais são os melhores indicadores a serem apresentados para cada um dos públicos que consomem os dados coletados. No geral, a ausência de um entendimento analítico mais holístico, faz com que muitos clientes queiram ver tudo, quando na verdade precisam de 4 a 9 indicadores para compreender qual hipótese pode tirar dessas informações.

O papel do B.I. é também sugerir e comprimir cada vez mais a granularidade de acordo com o usuário, desta forma, é possível ter uma eficiência em tomada de decisões até 30x mais rápido dependendo do cliente.

Quer saber um pouco mais sobre como melhorar os resultados da sua agência? Temos alguns artigos que podem ajudar:

13 motivos para implementar uma gestão orientada a dados

10 Métricas de Analytics mais usadas por Agências

10 Ferramentas para aumentar a produtividade do seu time

Se você se interessou e pretende se aprofundar no assunto e aplicar o Business Intelligence na sua agência, separei um conteúdo interessante de alguns profissionais no assunto:

Guia do iniciante para Business Intelligence

Como usar o Big Data para aumentar as vendas

5 motivos para implementar Business Intelligence na sua Agência
Share this

Assine nossa newsletter