/ marketing digital

10 métricas de marketing digital obrigatórias para qualquer negócio.

Os números não mentem. O marketing orientado a dados, ou data-driven, se refere a tomar decisões ou implementar novas a partir da análise de informações coletadas. Essa análise é importante para orientar os CMO (Chief Marketing Officer) a gerenciar melhor ações mercadológicas da empresa através de dados sólidos.

Por esse motivo, separamos 10 métricas muito importantes de marketing digital para ajudar você a melhorar a gestão do seu negócio através da avaliação de dados, e de forma adequada, ainda identificar se seu marketing está funcionando bem.

Mas porque essas métricas são tão importantes?

Identificar, monitorar, mensurar e tomar decisões baseadas em indicadores define bem o conceito de métricas de marketing digital, que nada mais é do que números que podem demonstrar o bom resultado ou o prejuízo em campanhas na internet.

Algumas plataformas, como a Keep.i, podem ajudar você a mensurar esses números de forma rápida e fácil.

Mas vamos ao que interessa, conheça as métricas essenciais para você mensurar o seu negócio:

1 - ROI (retorno sobre investimento)  

ROI é o indicador que mostra se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro com o investimento realizado em determinada ação. Para realizar o cálculo usa-se todo o faturamento recebido e todas as despesas envolvidas no projeto.  

Quando mencionamos despesas do projeto, falamos em mídia paga, treinamentos, contratação de novos serviços, e qualquer outro gasto necessário para que vise lucro para empresa. Além de permitir a identificação de ações que contribuem efetivamente para alcançar os objetivos do negócio, o ROI pode ajudar a entender quais ações podem ser otimizadas para que tragam melhores resultados.

A fórmula do ROI é a seguinte:  

Fórmula para calcular ROI

Sendo:

Receita = Todo valor arrecadado proveniente da ação ou segmento escolhido  
Custo = O investimento total realizado para que a ação pudesse ocorrer.

Você pode calcular o ROI de diferentes ações, projetos ou canais:

ROI de Campanhas na Rede de Pesquisa (Google Adwords)
ROI de Mídias Sociais
ROI de Outbound
ROI do Blog
ROI de Parceiros e afiliados

2 - CAC (custo de aquisição por cliente)

O próprio nome já diz. Esse índice mostra quanto a empresa gasta para conquistar um novo cliente. Aqui, o gasto está relacionado com todas as funções que são realizadas dentro da empresa para adquirir um novo cliente, como campanhas, estrutura, treinamentos e até mesmo salário da equipe.

Analisando essa métrica, você consegue ter um preparo para o planejamento dos próximos meses e realizar ajustes como, cortar custos muito altos, ajustar o tamanho da equipe, aumentar ou diminuir o investimento de uma campanha ou ação, dentre outros.

3 - Sessões ou Visitas no site

Essa métrica é para identificar quantas visitas o site da empresa recebeu.

Vale lembrar que a quantidade é calculada pelo número de acessos que o site recebeu, e não pela quantidade de usuários ou pessoas que acessaram. Não se confunda! Pois uma única pessoa ou usuário pode gerar um alto número de sessões/visitas.  

Com esse dado é possível identificar o desempenho da equipe de marketing, como quantidade de visitas que encontram o site através das mídias sociais, anúncios, afiliados ou por e-mail marketing.

O fato de utilizarmos o site como a principal ferramenta de vendas torna indispensável avaliar o crescimento do número de visitas. Um dos insights de alerta e que todo colaborador precisa notar é se o número de visitas está em crescimento constante, pois uma vez estacionado, significa que o desempenho de marketing e branding está baixo, e não queremos isso para o nosso negócio não é mesmo?

Visão do número de sessões em todos os canais de acesso

4 - Taxa de conversão

Depois de saber o valor do ROI, o CAC e números de visitas no site, é hora de entender qual a taxa de conversão das ações realizadas. A taxa de conversão pode ser aplicada em diferentes lugares e estágios do seu funil de vendas.

Ex:

Taxa de conversão de visitantes do site em leads
Taxa de conversão de leads em clientes
Taxa de conversão do carrinho de compras até a compra realizada

A taxa de conversão mede o percentual atingido dos objetivos do seu site, por exemplo, aqui na Keep.i uma de nossas taxas de conversão é o número de visitantes em leads. O objetivo varia para cada empresa, mas mensurar o número de novos leads ou clientes é importante para qualquer negócio online. No exemplo abaixo vamos avaliar quantos visitantes da página se tornam leads e mensurar essa taxa.  

Para isso faremos o seguinte cálculo:  

Visitantes = 100
Leads = 10
Taxa = 0,1*100 = 10%  

Sendo assim, sabemos que 10% dos visitantes da página se tornam Leads.

Acompanhando esse dado você irá identificar o potencial do site em gerar resultados, e poderá criar estratégias para aumentar essa taxa. Quanto mais alta a taxa, melhor.

Sem dúvidas essa é uma das métricas mais importantes e desafiadoras para o marketing digital.  

5 - Custo por leads

Os leads, que abordamos no item anterior, é o número de visitantes da página que se interessam pela sua empresa a ponto de disponibilizar um contato em troca de algo, seja um download, conteúdo especial, PDF, entre outros.

Já o custo por lead, calcula quanto a empresa está gastando para conseguir um novo lead. Nesse custo, devem ser levantados todos os investimentos diretos realizados em determinada ação que tem como objetivo gerar novos leads.  

.6 CTR (taxa de cliques)

O CTR ajuda mensurar a eficiência dos anúncios utilizados. Para realizar o cálculo usamos o número de vezes que esses anúncios são clicados e dividimos pelo número de vezes que ele apareceu para as pessoas. Feita a conta, você terá uma porcentagem que representa a performance do anúncio ou da campanha.

Sabendo quais anúncios possuem a melhor performance, analise seu CTR em diferentes aspectos como, palavras-chave, imagens, canais, formatos e segmentações, assim você poderá investir mais nos que apresentam melhores resultados e parar de utilizar aqueles que não geram retorno para o negócio.  

7 - Assinantes do blog

Os conteúdos em blogs te ajudam a ser encontrado na internet por qualquer pessoa que procura sobre o seu assunto principal, fazendo com que você não seja encontrado apenas por pessoas que procuram o seu serviço.

Além de ser uma ótima maneira de aumentar a visibilidade do negócio, este é um canal importante para manter relacionamento com o cliente. Com o blog você consegue manter seus usuários conectados com a empresa e também transformar novos visitantes em leads, depois leads em vendas.

.8 Taxa de rejeição

Essa métrica calcula a quantidade de usuários que acessaram o seu site, mas não realizaram qualquer tipo de interação com ele, abandonando a página sem clicar e nenhum outro link.  Com esse dado é possível avaliar o desempenho da sua página e reformar o conteúdo ou o design para engajar mais seus visitantes.

Uma alta taxa de rejeição pode ser consequência de anúncios enganosos, de conteúdo que não agrega valor ou até mesmo de um layout ineficiente.

9 - Ticket médio

O ticket médio é a receita em média de cada venda realizada, ou seja, supondo que você irá avaliar o desempenho da área de vendas no período de uma semana, para encontrar o ticket médio calcula-se o total de produtos/serviços vendidos na semana e dividi pelo valor total recebido nesse mesmo período, o resultado é o ticket médio.

Com esse valor em mãos, é possível identificar o crescimento ou queda da performance das vendas, identificar produtos mais rentáveis e até estratégias que geram mais lucro que outras.  

10 - Taxa de funil  

Para exemplificar melhor, na Keep.i nosso funil de vendas simplificado funciona assim:

Etapa 1 - Acesso no site
Etapa 2 – Clique em "Teste Grátis"
Etapa 3 - Criação de conta Trial
Etapa 4 – Novo cliente

A taxa de funil seria calcular a taxa de conversão (métrica 4 neste texto) de quantos usuários entram na primeira Etapa e chegam na Etapa 2, depois da Etapa 2 para Etapa 3, até chegar a Etapa 4.  Medir o sucesso de cada etapa, será útil para identificar problemas e melhorar as estratégias de cada uma para que o objetivo do seu negócio seja atingido.

#ficadica!

Não confunda métricas de vaidade com métricas de sucesso.  

É muito comum as empresas mensurarem seu sucesso através do número de seguidores em redes sociais ou pageviews. Essas são consideradas métricas de vaidade, pois a quantidade de followers de uma página ou visualizações de um conteúdo, não indica que esses são novos clientes e sim que a empresa tem grande número de pessoas acompanhando seu serviço.

Em poucas palavras, métricas de vaidade são números superficiais que não geram receita.

Pronto! Agora que você conhece algumas das métricas mais importante de marketing digital, você está preparado para iniciar o processo de mensuração com qualidade. Veja em nosso artigo 5 maneiras de mensurar os resultados de Marketing Digital e dê continuidade no seu processo!

10 métricas de marketing digital obrigatórias para qualquer negócio.
Share this

Assine nossa newsletter